sexta-feira, 15 de maio de 2009

CUIDADOS NO INVERNO GARANTEM SUCESSO NO VERÃO.

Hábitos saudáveis devem ser mantidos em todas as estações do ano, inclusive o inverno.

Por Naira Mendes


Grande parte das pessoas costumam ganhar alguns quilinhos a mais no inverno. Com o tempinho frio, é quase impossível resistir às guloseimas que, geralmente, são bastante calóricas.
As saladas já não ocupam o mesmo lugar no prato como no verão e os docinhos ficam irresistíveis. Para contribuir no ganho de peso, as atividades físicas tornam-se menos freqüentes. E essa combinação de comidas mais calóricas e menos atividades físicas resultam em mais peso.
Os alimentos de maior valor calórico são consumidos de forma desregrada causando uma série de conseqüências desagradáveis para a saúde e insatisfação estética. Os hábitos geralmente são modificados ao longo de período de frio. Proprietário da academia Physicus da cidade de Lavínia (SP), Douglas Longhini, diz que no inverno a freqüência de alunos cai significativamente. “Claro que o frio influencia muito na diminuição de freqüência das academias, além das viagens muito comuns nesse período, por ser época de férias. Há também a mudança de rotina das pessoas que geralmente ficam mais recolhidas”.
Cuidar do corpo inclui a prática de exercícios físicos de maneira correta com acompanhamento de um profissional especializado. O professor de educação física, Alison dos Santos, fala sobre a pratica de exercícios no inverno: “Nesse período é importante, antes de qualquer tipo de atividade física, que se faça um maior tempo de aquecimento e alongamento para que não haja nenhum tipo de lesão devido as fibras estarem mais contraídas”. No inverno perde - se menos calorias devido ao organismo precisar mais do tecido de gordura para manter a temperatura corporal e o metabolismo basal.
Para manter a saúde física em dia, tanto as pessoas que se interessam na boa forma do corpo quanto os sedentários, o professor recomenda que não só no inverno como em qualquer época o indivíduo sedentário precisa de um profissional da área aferir como médico. É importante o acompanhamento do profissional de educação física e de um regime em programa gradativo, começando sempre com exercícios leves que não venham comprometer a saúde”.Um cuidado com a alimentação também é necessário: “É quase que impossível manter a forma comendo comidas calóricas e sem um programa de exercícios, uma vez que já sabemos que no inverno é mais difícil de perder calorias”, conclui Alison.
No inverno a alimentação deve mesmo receber um tratamento especial, isso porque o organismo está sujeito a algumas modificações. Segundo o Instituto de Metabolismo e Nutrição de São Paulo (IMEN), no inverno o corpo humano necessita de uma maior quantidade de energia para executar as atividades e manter sua temperatura normal (36º C ou 37ºC), e
isso implica em sentir mais fome. E os alimentos ingeridos são comumente mais calóricos, pois o organismo se satisfaz melhor com gorduras e proteínas.

A nutricionista Josiane Souza diz que no inverno, a necessidade de repor água é menor que no verão, por isso muitas pessoas reduzem o consumo de frutas e saladas, que não aquecem o organismo conforme a necessidade, e passam a dar preferência a alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo. Ela observa que para a maioria das pessoas, “basta a temperatura cair alguns graus para famílias inteiras ficarem espremidas nas mesas de restaurantes ou pizzarias consumindo com nenhuma moderação massas, fondues, chocolate quente, vinhos, entre outras delícias altamente calóricas”.
Para aqueles que se preocupam em manter o corpo em forma para a chegada do verão Josiane ressalta que é importante ficar de olho nas armadilhas que o frio traz e que podem comprometer a silhueta. “Pode-se consumir todas as delícias do inverno sim, mas com moderação e bom senso”.
Somando-se o maior consumo de calorias e menor gasto dá-se numa maior reserva energética, ou seja, os indesejáveis quilinhos a mais. Para evitar esses indesejáveis quilos e se manter em forma para recepcionar bem o verão estando com o corpo e a saúde em dia a nutricionista recomenda:

-Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante; se não resistir, prepare o chocolate com leite desnatado e achocolatado diet.
-Dê preferência ao founde de queijo preparado com leite desnatado e queijos magros. Sirva-o com legumes como cenoura, pepino, cogumelos, etc. Os founde de chocolate devem ser preparados também com leite desnatado e chocolate diet e servido com frutas diversas.
-Substitua os queijos amarelos pelos brancos ou light.
-Substitua alimentos fritos por grelhados ou cozidos.
-Abuse das sopas e caldos, preparando-os com legumes e verduras de sua preferência. Evite utilizar creme de leite, torradas, queijo ralado ou massas.
-Substitua os doces por frutas diversas.
-Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras que além de ajudar no funcionamento do intestino, proporciona uma sensação de salinidade prolongada.
-Modere o consumo de bebidas alcoólicas. Lembre-se que elas são fontes de calorias vazias, ou seja, fornecem calorias ao seu organismo sem nutrientes. O consumo de uma taça de vinho tinto por dia faz ao coração e aquece o corpo.
-Fracione sua alimentação: alimente-se a cada três horas de forma moderada ( consumindo quantidades pequenas).
-Beba muita água, mesmo que não tenha sede.
- A alimentação deve ser balanceada durante o decorrer do dia, procurar não extrapolar em todo o período.

Com essas dicas de alimentação e substituição é possível manter-se em forma e chegar ao verão com tudo em cima.

Um comentário:

  1. ::: Olá, Naira, a nova blogueira caipira da região! Já adicionei vc em meus favoritos e vou visitá-la sempre.

    Duas dicas. Quebre os parágrafos do seu texto, mas tão ficarem textos grandes. E visite outros blogs e faça comentários para atrair novas visitas. Abração!

    ResponderExcluir