terça-feira, 10 de novembro de 2009

A imagem diz tudo

De entregador de jornal à repórter fotográfico, Alexandre Souza conta a grande trajetória na área do jornalismo, com vinte anos de carreira ele diz conhecer 60% sobre fotografia e pretende aprender ainda os 40% durante sua caminhada.

O fotógrafo apresentou através de uma entrevista coletiva ao 6º semestre de jornalismo do Unitoledo, suas variadas fotos, explicando o significado de cada uma delas, Alexandre deixa claro que uma boa imagem depende do momento certo e de um ângulo bom, ele ressalta que para a foto ganhar a capa ela tem que ser perfeita, alcançando um olhar técnico que só a prática traz ao jornalista.

Casamento da foto com o texto foi um dos itens mais abordados por Souza, ele frisa muito essa etapa na hora de buscar a noticia, deixando claro a necessidade de uma boa comunicação entre o fotografo e o repórter, sem esta interação será impossível a elaboração de um conteúdo convincente e de fácil entendimento, pois o maior interesse do jornal é levar ao público o acontecimento, e este deve ser bem apurado, com fotos e matérias que buscam o mesmo objetivo, através de um único foco.

E como sofrem por traz dessas câmeras, quem antes acreditava que vida de fotógrafo era tranqüila, mudou de opinião depois de ouvir os relatos das situações vividas por Alexandre, e mesmo correndo riscos, atolando, entrando na água e presenciando acidentes horríveis, o jornalista tem prazer pela sua profissão e ainda diz preferir o jornalismo policial.
Hoje trabalhando na Folha da Região a nove anos, o amante da fotografia registra uma faixa de de 80 a 120 fotos em um acontecimento marcante, e de 20 a 30 nos fatos corriqueiros, flagrando também imagens engraçadas e curiosas do dia-a-dia, montando com elas a página “Cena Urbana”.

Alexandre passou para os estudantes as dificuldades que um fotógrafo enfrenta durante seu trabalho, muitas vezes sendo expulso do local, mesmo o jornalista não atrapalhando, a policia sempre quer distância. Diante dessas barreiras Souza incentiva nunca desistir, sempre buscar mais, e estar pronto para realizar todos os tipos de desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário