terça-feira, 6 de outubro de 2009


Mais do que palavrões


Liberdade de expressão não é sinônimo de agredir com palavras uma empresa, um lugar ou até mesmo uma pessoa.

Este assunto vem causando muita polêmica desde o dia 20 de setembro quando o blog Resenha em 6 postou uma crítica ao Boteco São Bento, localizado no bairro Vila Madalena em São Paulo. Escrita pelo publicitário Raphael Quatrocci a análise se tornou ainda mais comentada quando uns dos donos respondeu a ofensa, ameaçando a processar o blog se a resenha não fosse tirada do ar. O pior não foi o que os blogueiros falaram e sim a maneira como eles classificaram o Bar, utilizando palavras sujas. E em apenas 6 linhas deixaram uma só impressão, que o Boteco era “o pior bar do sistema solar”, veja a resenha:

Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento.

Um blogueiro deve ter consciência de suas palavras, ao postar sua opinião, pensar um modo de expressar sem difamar. A Web 2.0 é uma rede multimídia formada com o intuito de desenvolvimento da comunicação em pontos positivos, não para blogueiros ficarem se atacando na internet.

Depois da explosão da mídia sobre este assunto, os mantenedores do blog, Juliano Barreto, Fernando Badô e Bruno Garattoni, atenderam a notificação, retirando o post do ar, foi uma maneira sensata dos estudantes. Mas essa historia teria outro fim se os Donos do Bar respondessem a crítica se explicando, e demonstrando respeito aos clientes, de uma forma simples, notificando melhoras no atendimento.

Um comentário:

  1. Concordo com vc Naira. O pessoal do blog desceu o nível nessa resenha...o dono do bar se sentiu ofendido poxa! Um pouco mais de respeito e as duas partes se dariam bem...fazer o que né...

    ResponderExcluir