segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O desdobramento do velho no mundo virtual

A autopublicação, o universo particular e tantos outros símbolos da blogosfera sobreviverão em meio às constantes novidades das redes sociais? De acordo com o jornalista Rodrigo Martins, em reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo, o blog não evoluiu como ferramenta. Esta afirmação foi feita num contexto que discutia a eficácia dos blogs e seu futuro como ferramenta de comunicação, diante das novidades da web 2.0, como My Space, Flickr, Twitter, entre outros.

Dentro deste debate, os internautas cada vez mais reclamam da lentidão e da falta de inovação dos blogs. Por isso, vários usuários estão migrando para outras redes sociais. Seria o fim da blogosfera? Anunciar seu fim seria muito apocalíptico, mas dizer que a rotina acelerada do homem contemporâneo exige recursos virtuais mais rápidos e que se encaixem ao seu estilo de vida, é um tanto razoável.

A questão é que os blogueiros vão continuar escrevendo conteúdos de seu interesse nesses espaços, porém a linguagem será mais concisa, com textos curtos e objetivos, ou seja, saindo de um formato tradicional para se modernizar, atendendo ao gosto do público.

A ideia de que os blogs vão acabar sempre irá prevalecer diante de tantas novidades e praticidades que se sobressaem no dia a dia no mundo virtual. Já disseram isso dos livros, do rádio e até do jornal impresso de cada dia. Mas o importante é evidenciar que o novo é sempre um desdobramento do velho, isso se chama aperfeiçoar e não extinguir. Em meio a tantos carros automáticos, alguém sempre vai preferir comandar o câmbio e mudar a marcha.

Por: Dandara Fuhrmann, Luis Eduardo, Suelen Rosim, Fabricia Lopes, Fernanda Caselato, Elissa Moreli, Naira Mendes, Livia Gaspar, Michele Bacelar, Francine Marri, Isabela Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário