terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Internet não tem idade





Internet se tornou uma ferramenta muita usada no dia-a-dia das pessoas, esse mundo virtual atingiu todas as idades, desde crianças de dois anos até idosos com mais de cinquenta anos. A vontade de aprender e estar atualizado com as inovações, leva o público da terceira idade a superarem as dificuldades ao lidar com o mundo virtual.



Para ajudar a melhor idade entender as maneiras de utilizar a rede, técnicos em informática estão atribuindo aulas direcionadas a esse público. Em Lavínia, interior de São Paulo, Aline Tavares estudante de Administração, 25 anos, funcionária da Prefeitura como telefonista usa os finais de semana para dar aula vip de internet e técnicas de informática para senhoras com mais de 50 anos.



Aline conta que antes de ser telefonista trabalhou na escola de informática da prefeitura, foi lá que uma senhora lhe procurou com interesse em ter aulas em seu próprio computador, a partir daí que surgiu a professora, que hoje ensina a 8 alunas como usufruir com segurança o glamuroso mundo virtual.



“Poucos são os desafios que encontro ao dar aula, pois hoje em dia a terceira idade tem os mesmos interesses que os dos jovens, não querem ficar desatualizados, e por isso sempre aceitam novos desafios”, diz a professora contente com o desempenho de suas alunas, que muitas vezes superam suas expectativas, encontrando nos sites formas que ela mesmo não conhecia.



Informação, contato e entretenimento são alguns dos motivos que levam a Dona Lili, uma das alunas da Aline a frente do computador. A internauta de 68 anos passa suas horas vagas comunicando-se com seus amigos e familiares. Para ela a internet é um meio prático e rápido, que traz muitas facilidades para o seu dia-a-dia. Mesmo encontrando muitas dificuldades ao navegar, a principiante tem muita força de vontade, segundo a professora ela é muito esforçada e gosta de pesquisar em busca de novidades.



Matilde Petroff também faz aulas com Aline. Seu maior interesse pela internet era a princípio se comunicar com seus filhos que moram fora, mas ao conhecer a tecnologia, ela descobriu um mundo prático. Hoje, a senhora de 69 anos faz compras de roupas em lojas virtuais, procura receitas e se informa das novidades. O Skype é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz, e é a ferramenta mais utilizada pela Dona Matilde para matar a saudade de seus filhos e netos que moram longe. Sua filha chegou a passar um tempo na China, e todos os dias se comunicavam através do skype, mais uma facilidade que a internet possibilita desfrutar.



A professora se emociona em contar sobre a evolução de suas queridas alunas. Para Aline o importante é querer sempre aprender, seja qual for a idade, e ela ressalta “Nunca é tarde para começar”.

Um comentário:

  1. nossa como a tecnologia derruba fronteiras!!!
    essa ai eh minha querida tia Matilde que nao vejo a uns 5 anos, moro nos Estados Unidos a 3 anos e atraves da internet acabei encontrando minha tia de 69 anos super conectada ao mundo virtual, obrigada Aline!!!
    saudades tia!!!
    Janaina Canevazzi

    ResponderExcluir